Famoso prato nas festas de fim de ano, por representar riqueza e prosperidade, a lentilha é poderosa também, quando o assunto é nutrição. Ela é fonte de fibras, proteínas, vitaminas e minerais e oferece diversos benefícios para a saúde.
Da família das leguminosas, como a ervilha e o feijão, a lentilha é um dos alimentos mais antigos da humanidade, seu cultivo existe desde 7.000 A.C. no sudoeste da Ásia. Aqui no Brasil, conhecemos mais a lentilha marrom, mas existem muitas variedades, com cores, texturas, tamanhos e formatos diferentes.
Este alimento é indicado para gestantes, pessoas com diabetes, com colesterol e para quem deseja aumentar a saciedade. E o consumo regular pode melhorar a saúde cardíaca e fortalecer os ossos.

CONHEÇA OUTRAS FUNÇÕES:

• Aumenta a imunidade por ser rica em zinco;
• Muito boa para tratar a anemia porque têm muito ferro;
• A alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga;
• Desintoxica o organismo;
• Fortalece os ossos, por ser fonte de cálcio e conter isoflavona, hormônio importante para a saúde óssea;
• Melhora o humor e auxilia na perda de peso;
• Reduz a tensão pré-menstrual.

Todos os tipos de lentilha devem ficar de molho algumas horas antes do preparo, evitando assim, eliminar os antinutrientes, substâncias que podem atrapalhar a absorção de vitaminas, minerais, causar problemas de digestão e produção de gases.
Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico. Na dúvida, procure orientação médica ou de um nutricionista.

E se for acrescentar mais vezes esse alimento no seu cardápio, saiba que os pratos são inúmeros, desde salada, sopa, hambúrguer, bolinho, tortas e refogados. Use a criatividade e bom apetite!