É através das refeições que nosso organismo obtém os nutrientes fundamentais para as funções vitais, desenvolvimento e no geral, uma boa saúde. Os alimentos são como combustíveis que o nosso corpo precisa para se manter ativo. Quando pulamos alguma refeição desregulamos o equilíbrio os níveis de açúcar no sangue, que afetam a concentração, nosso humor e energia.

CURIOSIDADE

Você sabia, que quando ficamos horas sem comer, enviamos para o cérebro uma “mensagem”, como se fosse um sinal de perigo, que faz ‘ele” entender que é preciso reservar energia para se manter até a próxima refeição. Sendo assim, o corpo acumula ao invés de gastar, tornando nosso metabolismo cada vez mais lento, contribuindo para o aumento de estoque de gordura no corpo. E tem mais, as reservas de proteínas são retiradas da musculatura, fazendo com que a gente perca massa muscular.
Fazer intervalos de tempo menores evita ficar com fome, a perda de controle e o excesso de comida.

E QUAL A QUANTIDADE CERTA DE REFEIÇÕES POR DIA?

O número de refeições diárias gera dúvidas para muitas pessoas, principalmente quando o assunto é dieta. A recomendação nutricional vai de caso a caso, pessoa por pessoa. Mas especialistas orientam, para estilo de vida mais saudável, o ideal é comer de 3 em 3 horas, o que muda, para quem quer emagrecer, por exemplo, é o tipo de alimento que será ingerido.

SE É COLORIDO, O CORPO AGRADECE!

Não existe um número fixo de cores, o segredo é diversificar ao longo do dia. Alimentos diferentes oferecem uma enorme quantidade e diversidade de fibras, vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do corpo e defesa do organismo. Conheça os principais grupos de cores e seus objetivos:
Amarelos e Laranjas: possuem estas cores devido à grande quantidade de betacaroteno, também conhecido como pró vitamina A, também são ricos em vitamina C e possuem compostos antioxidantes importantíssimos para proteção de doenças, controle do estresse, imunidade, saúde da pele, cabelos, olhos e envelhecimento precoce. Ex: cenoura, abacaxi, mamão, milho, batata doce, pêssego, maracujá manga e abóbora.
Alimentos roxos, azul marinho e pretos: a pigmentação escura acontece devido a concentração de antocianinas, antioxidantes e vitamina B1, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, alguns tipos de câncer, além de serem parceiras do sistema nervoso, músculos, coração e promovem o aumento de energia e disposição mental. Ex: Uva roxa, suco de uva integral, beterraba, açaí, amora, mirtilo, berinjela, feijão preto, alcachofra e cebola roxa.

Alimentos verdes escuros: Se tem verde, tem clorofila. Os alimentos verdes possuem antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e são ricos em ferro, limpando as células, eliminam e inibem os radicais livres. Ex: agrião, rúcula, couve, brócolis, espinafre, abacate, vagem, quiabo, manjericão e pepino.
Alimentos vermelhos: a cor vermelha presente nos alimentos é proveniente do licopeno, um poderoso antioxidante celular. São excelentes para renovar as células do corpo, fortalecer o sistema imunológico, evitar doenças crônicas e o estresse. Ex: morango, goiaba, tomate, pimentão vermelho, pimentas vermelhas e melancia.
É possível cuidar da sua saúde de um jeito fácil, diversificado e alegre! 😉