A pandemia do Novo Coronavírus, que rapidamente se espalhou pelo mundo, despertou fragilidades em muitos países no combate e prevenção para o controle da doença, e no Brasil não tem sido diferente. Para um país de extensões continentais, cada Estado se comporta diferente um do outro, utilizando recursos e metodologias que condizem com a realidade vivenciada pela sociedade local.

 

O Paraná, até então, revela níveis moderados, sendo um dos estados brasileiros com melhor desempenho perante o país. Mas é claro que mesmo assim, muitas dúvidas ficam no ar, principalmente quando o assunto é testagem. Pensando nisso, criamos este informativo com o objetivo de esclarecer algumas delas.

Atualmente no Brasil existem dois tipos de exames para o diagnóstico de infecção pelo Coronavírus, são eles:

1 – Teste Molecular (rRT-PCR) para Covid-19;

Este exame detecta o vírus SARS-CoV-2 por meio de análise da biologia molecular que encontra partícula do vírus nas vias respiratórias. Para maior efetividade no resultado, ele precisa ser feito entre o 3º e o 10º dia, após o início dos sintomas.

A resposta positiva, é a indicação que o indivíduo testado está com a doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS), realiza este exame através do LACEN, seguindo as determinações dos órgãos sanitários e a Agência Nacional de Saúde (ANS), bem como a rede privada.

Este exame só é realizado em pessoas internadas em estado grave e profissionais da saúde que trabalham na linha de frente.

2 – Testes sorológicos para Covid-19 – teste rápido;

Os testes sorológicos indicam anticorpos específicos que o corpo humano produz contra o vírus SARS-CoV-2. Ele se dá através da coleta de amostra sanguínea, mas só deve ser realizado depois do 10º dia, após o início dos sintomas.

O Ministério da Saúde (MS) oferece o teste sorológico para toda* a população que apresentar quadro de síndrome gripal, e pertencer à uma das seguintes categorias:

  • Profissionais de saúde e segurança, em atividade;
  • Pessoa que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança, em atividade;
  • Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Portadores de doenças crônicas (destacadas pelo MS como grupos de risco).

O resultado do teste deve ser interpretado por um profissional da área da saúde, e em caso de análise positiva, isso indica que o indivíduo contraiu a Covid-19.

Os testes rápidos também estão disponíveis em caráter particular em laboratórios e farmácias.

*De acordo com a disponibilidade de cada estado.


Saiba quais são os testes autorizados pela ANVISA para serem realizados no Brasil: