A Nossa Saúde, mais uma vez em busca de proporcionar segurança, comodidade e facilidade, apresenta o novo Núcleo de Atenção Integrada, o NAI Virtual. Essa plataforma, própria da marca, desenvolvida exclusivamente para atender aos beneficiários, permite maior acessibilidade em caso de urgências e emergências. Em tempos de pandemia, esse formato de atendimento chega para agregar aos esforços de combate ao novo Coronavírus, pois muitos casos podem ser resolvidos através de atendimentos on-line.

O despertar para o novo

Funciona assim: quando você, beneficiário, precisar do Pronto Atendimento, pode acessar o site nossasaude.com.br/naivirtual. Em seguida, é só preencher o número do seu CPF, data de nascimento e um telefone para contato. Confirmando os dados da sua carteirinha, você deverá informar quais os seus sintomas. Os dados vão para o seu prontuário e serão analisados pela nossa equipe. Na sequência, um profissional entra em contato com você no número informado, te orientando sobre qual o próximo passo.

Dependendo da análise, você pode ser encaminhado para uma unidade de atendimento presencial, ou então ter uma teleconsulta com um médico.

Dessa maneira, você é assistido de onde estiver com mais conforto e tranquilidade.

Fluxo de atendimento do NAI Virtual

Todo o paciente em atendimento de urgência e emergência, e isso inclui o NAI Virtual, é avaliado pelo Protocolo de Manchester, meio de classificação adotado no mundo todo para a organização do tempo necessário até a consulta. A cor indica o nível de gravidade de cada caso, e pode ser definida pelas seguintes opções:

Vermelho: indica emergência pelo risco iminente de morte, ou seja, atendimento imediato.

Laranja: indica que é um caso muito urgente e deve ser atendido o quanto antes.

Amarelo: indica o atendimento urgente, neste caso, o paciente pode aguardar o atendimento.

Verde: indica casos com pouca gravidade, que podem ser tratados inclusive de forma clínica.

Azul: indica casos de baixa complexidade e o tratamento pode ser direcionado para uma consulta eletiva.

Entenda o que é urgência e emergência

Por mais que esses termos sejam parecidos, eles representam ações e medidas diferentes para a medicina. Nos dois casos, a avaliação médica rápida e precisa é extremamente importante, mas é fundamental reconhecer suas particularidades para que na hora da necessidade você saiba como tomar a melhor decisão.

As definições de urgência e emergência estão contidas na Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), e regem os protocolos do atendimento primário de suporte à vida.

Com um grau maior de risco de morte, a emergência acende um alerta de periculosidade iminente, quando o indivíduo deve ser atendido imediatamente pelo profissional no plantão hospitalar.

5 exemplos que caracterizam emergência:

1 – Acidentes graves envolvendo: carro, moto, atropelamento, queimaduras, quedas e choques de alta voltagem;

2 – Cortes profundos e hemorragias (internas ou externas);

3 – Infarto do miocárdio, derrames, dormência nos braços e nas pernas:

4 – Reações alérgicas;

5 – Picada de animais peçonhentos.

Sem risco de morte, a urgência requer atenção e agilidade de tratamento, mas não necessariamente o Pronto Atendimento é a melhor alternativa, principalmente neste momento de pandemia. Neste caso, o NAI Virtual pode ser uma excelente opção para a avaliação do quadro, pois durante o procedimento serão identificadas as necessidades do paciente.

5 exemplos que caracterizam urgência:

1 – Dores abdominais de moderada intensidade ou mais de um episódio de vômito em um período de até 12 horas;

2 – Luxações, fraturas ou torções;

3 – Bronquite asmática em crise;

4 – Transtornos psicológicos ou psiquiátricos;

5 – Retenção urinária.

Nossa transformação digital

Quem acompanha a Nossa Saúde, sabe: somos uma empresa genuinamente paranaense, pautada pela Gestão Integrada da Saúde, que se preocupa em cuidar de cada pessoa por inteiro. Nesse sentido, trazemos a inovação sempre a favor do nosso cliente. Além do NAI Virtual, em nosso aplicativo você encontra também a função Cuidar +, que é um atendimento digital direcionado aos pacientes com sintomas de Covid-19.

Para quem precisa de consultas eletivas, disponibilizamos a telessaúde com o Consultório Virtual. Fale com nossa equipe de agendamento pelo telefone (41) 3240-4700, opção 1+1 e saiba mais!

Nossa Saúde – a sua saúde muito bem acompanhada.