A obesidade é um fator agravante para muitas doenças, conforme apontam médicos no mundo todo, e não tem sido diferente com relação à Covid-19. Depois que o Coronavírus se espalhou por centenas de países, o comportamento do vírus em suas vítimas é alvo de estudo para a compreensão dos especialistas que acompanham a evolução da pandemia.

Nos Estados Unidos, onde a porcentagem obesa da população é alarmante e tem crescido expressivamente nos últimos anos, notou-se que esse fator é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), pois o excesso de peso gera complicações sérias aos indivíduos.

Pesquisadores franceses do Instituto Lille Pasteur, e americanos da Universidade de Nova York, foram a fundo nesse tema e descobriram que a população que apresenta o índice de massa corporal IMC, maior que 30, ou seja, obesos, manifestavam por si só, maior dificuldade para enfrentar o Coronavírus, precisando, na maioria das vezes, de amparo hospitalar para o tratamento.

O resultado do estudo norte americano aponta que os casos mais sérios são os que possuem maior número de marcadores inflamatórios no corpo, pois essas pequenas lesões acabam formando coágulos que podem evoluir para a embolia pulmonar e até mesmo trombose.

Não fique parado!

Sabemos que a quarentena, ou isolamento social, está sendo mais do que um desafio para você. Por isso, toda semana abastecemos nossos canais (site, aplicativo, Instagram, Facebook e LinkedIn), com conteúdos importantes para o seu bem-estar.

Encontre o equilíbrio, alimente-se bem, coma muitas frutas, verduras e legumes, mas não exagere nos doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma rotina organizada, para que você possa ter momentos específicos para se dedicar em movimentar o seu corpo.

Caso você tenha alguma outra doença associada como; diabete, hipertensão arterial, colesterol alto, problemas cardíacos ou pulmonares, o risco de complicações pela Covid-19 é maior. Então, cuide-se!
Mantenha seu acompanhamento médico de rotina, pois o controle dessas enfermidades é fundamental.

Procure orientação neste período de quarentena para reduzir o seu peso, isso levará a um ganho de saúde significativo.

 

Calcule seu Índice de Massa Corporal (IMC) para saber como você está:

IMC = Peso ÷ (Altura × Altura)

Exemplo de como calcular o IMC:

IMC = 80 kg ÷ (1,80 m × 1,80 m) = 24,69 kg/m2 (Peso ideal)

TABELA COMPARATIVA DO IMC

Abaixo de 17 kg/m2: peso está muito abaixo do ideal.
Entre 17,5 e 18,49 kg/m2: o peso está baixo do ideal.
Entre 18,5 e 24,99 kg/m2: o peso está ideal.
Entre 25 e 29,99 kg/m2: peso está acima do ideal.
Entre 30 e 34,99 kg/m2: obesidade grau I.
Entre 35 e 39,99 kg/m2: obesidade grau II (severa).
Acima de 40 kg/m2: obesidade grau III (mórbida).

 

  • Dance, pule cordas, faça exercícios abdominais, ande pela casa e não se esqueça dos alongamentos, tudo isso fará o seu organismo receber energia para enfrentar qualquer desafio.Estamos juntos com você.Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!