A linha de cuidados Felizmente da Nossa Saúde, voltada para a saúde mental, é formada por uma equipe de psicólogos e psiquiatras, com várias especialidades, com o objetivo de acompanhar o paciente e oferecer o tratamento de qualidade ideal para cada um. Dentro desta proposta, oferece trabalhos de psicoeducação e grupos terapêuticos para emagrecer e outro para adolescente e o GRP (Grupo de Reabilitação Psicossocial), indicado para tratamento de transtornos mentais.
E para comemorar o primeiro aniversário do Grupo de Reabilitação Psicossocial da Nossa Saúde, os pacientes receberam um desafio: compor uma poesia. E não é que o resultado fez sucesso?
Durante 10 encontros, obras de poetas renomados, como Cecília Meireles, Carlos Drumond, Vinícius de Morais e outros foram exploradas e debatidas. Envolveram-se com a beleza da vida em diversas formas, que possibilitou a cada um deles ir além, transportar para um pedaço de papel, conteúdos emocionantes, histórias de vida, conflitos internos e sonhos. Uma atividade com “gostinho” de superação.
Comprovadas por estudos, as artes são benéficas para a saúde de qualquer pessoa. Poder se expressar ou se conectar com alguma arte cria conexões sociais, ampliando a rede de apoio, ajudando a aliviar a solidão e o isolamento. Também auxiliam nas funções cognitivas, estimulando a memória, além de promover a recuperação de doenças, o bem-estar, aliviar o nível de estresse, trabalhar a ansiedade e liberar “hormônios de felicidade”.
Atividades como esta, permitem de forma mais assertiva, desenvolver a autoconfiança, estimular maior autonomia nas atividades individuais, independência na rotina diária e aumentar a interação social.
Ao longo destes 12 meses de trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do Grupo de Reabilitação Psicossocial da Nossa Saúde, resultados significativos foram identificados, como a maior aproximação com familiares e redução de consultas e internamentos.
Apresentar a própria poesia dentro do grupo proporcionou muito orgulho e alegria a todos os nossos artistas.
Confira algumas poesias compostas pelos pacientes:


Ana Carolina W Aquila e Beatriz Magalhães Pioli


Beatriz Magalhães Pioli


Juliana Góbbi


Ana Carolina W. Aquila

“Tem sido muito bom para mim, porque antes de começar aqui eu estava praticamente sem rotina nenhuma. Também tenho a chance de falar com várias pessoas diferentes, e também poder contribuir com alguma sugestão de como agir ou dar uma ideia legal para outra pessoa. Isso tem me feito muito bem, porque além de aprender, eu posso ajudar os outros!”
Ana Carolina W. Aquila, paciente

“ GRP tem se mostrado bastante benéfico para aqueles que têm adesão, que fazem o tratamento corretamente. No grupo eles vão se redescobrindo, retomando a autoestima, sendo mais autônomos e independentes para as suas atividades.”
Suellen Merencio da Silva, terapeuta ocupacional da Nossa Saúde

Grupo de Reabilitação Psicossocial da Nossa Saúde
Em atividade desde 05 de julho de 2021, o Grupo de Reabilitação Psicossocial da Nossa Saúde é formado por uma equipe multidisciplinar, que envolve psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social e instrutor de meditação.
O atendimento é direcionado para pessoas com transtornos mentais moderados e graves, como depressão, bipolaridade, alcoolismo e borderline, entre 18 a 69 anos de idade, 3 vezes por semana, com 02 horas cada sessão. Cada paciente é acompanhado também por um psicólogo e um psiquiatra para tratamento individual.