Informamos que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), orienta a partir do novo estágio em que se encontra o país com relação à Covid-19, a inclusão de dois tipos de exames para a confirmação diagnóstica de infecção pelo novo Coronavírus, são eles:

1º Exame de biologia molecular para pesquisa do vírus (SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19) – Pesquisa por RT – PCR:

– Esse procedimento cabe aos pacientes que forem sintomáticos, pois o objetivo é detectar a presença de partículas virais.

– Prazo indicado: entre o 3º e o 7º dia, após o início dos sintomas.

– O exame é realizado com a coleta de secreção respiratória retirada da cavidade nasal e orofaringe com o auxílio de swab.

– A positividade deste processo está em torno de 63%, ou seja, casos negativos, mas com forte suspeita clínica, devido aos indícios relatados e sintomas ainda presentes, precisam ser mantidos em isolamento domiciliar, conforme a orientação do médico atuante.

– Não é indicado para pacientes assintomáticos, mesmo se tiveram contato com casos positivos da Covid-19.

2º Exame sorológico para a pesquisa de anticorpos contra o vírus (SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19) – Pesquisa de anticorpos IgA, IgM ou IgG:

– Esse procedimento detecta a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após a exposição ao vírus.

– Prazo indicado: a partir do 8º dia do início dos sintomas.

– O exame é realizado através da coleta de sangue venoso e é observado com amostras de sangue, soro ou plasma.

– Os resultados mais assertivos são obtidos quando o exame é realizado após 20 dias do início dos sintomas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

– Ambos têm cobertura obrigatória phospitalares (com ou sem obstetrícia), desde que as carências legais do contrato estejam cumpridas e o paciente apresente ou relate ter passado pelos sintomas descritos abaixo. 

Acreditamos que tudo isso vai passar, mas para que possamos vencer juntos, precisamos trabalhar lado a lado com calma, cooperando uns, com os outros, sempre pensando no bem-estar coletivo.

Lembre-se dos métodos de prevenção e siga as orientações de saúde do seu município ficando em casa para que a curva de contágio seja achatada, permitindo então, um fôlego para o sistema de saúde que hoje enfrenta os momentos mais tensos da pandemia.

Em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, estamos sempre ativos, publicando conteúdos relevantes sobre o Coronavírus e demais assuntos como saúde física, psicológica e emocional. Esteja com a gente!