A pandemia do novo Coronavírus apresenta todos os dias recordes trágicos em diversas partes do mundo, e agora o Brasil enfrenta um período crítico, agravado por fatores climáticos, geopolíticos, sociais, econômicos e estruturais. Como é um país de extensões continentais, os estados devem ser avaliados individualmente, pois estão enfrentando fases diferentes da epidemia, e o Paraná, neste momento está na curva de elevação dos casos, por isso é necessário muita atenção e cuidado.
Calma, não é preciso desespero, é fundamental sabedoria e equilíbrio
Uma enxurrada de informações invade diariamente a sua vida, nós sabemos! Elas chegam pelo celular, através dos telejornais, nos portais de notícias, ou simplesmente são repassadas por familiares e amigos. Não deixe que isso tenha consequências danosas no seu estado emocional, concentre-se apenas em conteúdos relevantes e cheque a fonte emissora para averiguar se não são Fake News.
Precisamos da sua colaboração
É preciso compreender que quando falamos de testagem em massa, é apenas um formato avaliativo a nível de Saúde Pública. Isso se dá para monitoramento do vírus nas cidades, o que é diferente do exame solicitado pelos médicos em casos de pacientes que apresentam sintomas da Covid-19.
Este exame pedido nos hospitais, SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19) – Pesquisa por RT – PCR, é direcionado exclusivamente para os pacientes sintomáticos, pois deve ser realizado apenas entre o 3º e o 10º dia, com base no início das queixas, fique atento:
Síndrome Gripal
– Sensação febril ou febre;
– Tosse, ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade para respirar.
Pode, ou não, estar acompanhado por:
– Mialgia (dor muscular);
– Cefaleia (dor de cabeça);
– Diarreia;
– Anosmia (perda do olfato-cheiro);
– Ageusia (perda do paladar).
Síndrome Respiratória
– Desconforto respiratório/ dificuldade para respirar;
– Pressão persistente no tórax;
– Saturação do oxigênio menor do que 95% em ar ambiente;
– Coloração azulada dos lábios e rosto.
O exame só não basta – siga o fluxograma de atendimento
Como toda doença nova, a Covid-19 oferece aos médicos todos os dias a oportunidade de aprendizado, pois os protocolos estão sendo construídos com muito cuidado, responsabilidade e principalmente respaldo da ciência.
- Avaliação e tratamento dos sintomas > Exame > Monitoramento> Alta.
- Lembre-se que 80% dos infectados pelo Coronavírus irão se curar sem necessidade de internamento, porém devem ficar afastados das demais pessoas para não serem responsáveis pela disseminação do vírus.
O isolamento social, uso de máscara e higienização das mãos são as armas mais eficazes no combate ao Coronavírus, por isso fique em casa, proteja a sua saúde e de quem você ama.
Não existe risco zero para ninguém! Todos somos suscetíveis.