Mais um novo ano e um recomeço. É nesta época, no primeiro mês do ano que as pessoas ficam mais propensas a traçar metas e planos. É como uma folha em branco, novinha para uma nova história, por isso, janeiro é conhecido como “Janeiro Branco”. Pensar e cuidar da gente mesmo, esse é o grande propósito, mas para isso, a saúde mental precisa estar em dia, não é?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Janeiro Branco como um estado de bem-estar, onde é possível perceber as suas próprias habilidades e poder lidar com os estresses cotidianos. Assim, a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às cobranças da vida, com os próprios limites, emoções e como lida com os próprios desejos, capacidades e ambições. Por isso, falar de saúde mental é avaliarmos nosso propósito de vida; é conseguir observar e lidar com o desenvolvimento das diversas áreas da nossa vida, não apenas saúde física, mas também relacionamentos interpessoais, espiritualidade, hobbies, setor profissional, entre outras.
A depressão e a ansiedade é assunto sério. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a depressão atinge 11 milhões de pessoas no Brasil e distúrbios relacionados à ansiedade afetam mais de 18 milhões. São vários os motivos que podem levar uma pessoa a desenvolver essas doenças; como transtornos psiquiátricos, estresse crônico, disfunções hormonais, vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas), experiências de violência doméstica ou abuso, perda de emprego, separação conjugal etc.
Por isso, separamos algumas dicas que possam ajudar a vencer esses desafios e obter uma maior qualidade de vida. Comece praticando o autocuidado: priorize um sono de qualidade, busque alimentação saudável, realize atividades que são prazerosas, pratique atividades físicas, faça atividades relaxantes, como meditação, e preste atenção nos seus sentimentos, tirando um momento para se ver, se ouvir, sentindo e acolhendo suas emoções.
Como manter a saúde mental?
• Não se isole, ao enfrentar um desafio ou problema. Procure conversar com alguém e relatar a sua situação;
• Reforce seus laços familiares e de amizade. Estar ao lado de quem queremos bem sempre ajuda;
• Diversifique os seus interesses – uma nova rotina é uma boa dica;
• Invita em terapias complementares. É uma ótima opção para equilibrar o corpo e a mente.
As terapias integrativas fazem parte de todos os planos familiares e empresariais ofertamos pela Nossa Saúde. Para participar, solicite encaminhamento ao seu médico de referência.
Ser humano é nossa vocação há 32 anos.