Oferecer aos colaboradores um plano de saúde pode ser um fator decisivo na competitividade do mercado atual. Porém, muitas empresas esbarram em dificuldades por causa das altas taxas de sinistralidade dos planos. Ou seja, quando a receita das mensalidades supera o custo dos procedimentos efetuados isso abre margens para reajustes nas tabelas de preço, o que influencia diretamente na saúde financeira das empresas.
Pensando nisso, preparamos um guia rápido para te ajudar a incentivar o uso sustentável do plano de saúde entre seus colaboradores. Colocando essas dicas em prática, você poderá conter o aumento da sinistralidade. Confira:
- Oriente seu colaborador a não omitir informações na Declaração de Saúde feita no momento do ingresso ao Plano de Saúde. Isso é fraude e contribui para o aumento de sinistros. Possíveis doenças ou lesões preexistentes devem ser declaradas. Não se preocupe, a operadora não poderá negar a cobertura assistencial em saúde. O máximo que irá acontecer é a obtenção de cobertura parcial ou o agravo, que é o acréscimo de valor para casos especiais.
- Reforce que a carteirinha do plano de saúde é individual e intransferível. Ou seja, não pode ser compartilhada com terceiros. O custo adicional causado por essa prática prejudica a todos.
- Os beneficiários só devem utilizar o serviço de pronto-atendimento quando for necessário. Apenas casos de urgências e emergências necessitam dessa facilidade. As demais demandas de saúde devem ser atendidas em consultório.
- Incentive seus colaboradores a realizarem consultas de rotina. Isso garante a sustentabilidade do plano, pois evita a detecção de doenças em estado avançado, que geram mais custos com internação, exames e demais tratamentos.
- Promova ações preventivas junto aos colaboradores. Vale a pena organizar campanhas antitabagismo, incentivar uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Você verá que isso influencia diretamente nas taxas de utilização do plano de saúde.
- Ensine seus colaboradores a ficarem de olho na validade dos exames realizados. Muitas vezes, o médico solicita exames que já foram feitos recentemente. O uso desnecessário do recurso de exames também é um fator importante que aumenta o valor do plano de saúde.
Pronto! Assim, você manterá suas taxas de sinistro dentro do controle. Se ainda não possui um plano de saúde empresarial, entre em contato com a gente. A Nossa Saúde dará muito cuidado e atenção aos seus colaboradores.