Com o número de casos aumentando significativamente no Paraná, o Governo do Estado decretou uma nova medida para conter o avanço da Covid-19. A partir desta quarta-feira (2), está instituído o toque de recolher, ou seja, a limitação da circulação de pessoas nas ruas, das 23h às 5h. A proibição é válida por 15 dias, podendo ser prorrogada. Apenas serviços de saúde e de segurança pública, considerados essenciais, não precisam acatar a restrição, que será fiscalizada pela Polícia Militar.
De acordo com o Dr. Clóvis Arns da Cunha, Coordenador Médico do Centro Hospitalar Nossa Saúde Curitiba e presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o momento é de alerta. “Se essa curva ascendente [do número de casos da Covid-19] continuar, nós chegaremos ao caos, ao colapso do sistema de saúde, tanto público como privado. Portanto, todos nós devemos fazer a nossa parte, evitar festas, evitar aglomerações, e manter o uso da máscara, fazer o distanciamento físico e a higienização das mãos”, lembra.
CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO COMPLETO COM O ALERTA DO MÉDICO INFECTOLOGISTA.
Dados
Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na terça-feira (1º), o Paraná registra 282.645 casos confirmados da doença, com 1.083 pacientes internados (em unidades públicas e particulares), sendo 560 em Enfermarias e 523 em UTIs, 202.268 pessoas recuperadas e 6.160 óbitos.
Boa notícia
Em meio ao alerta, uma boa notícia: também nesta quarta-feira, o Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a aprovar o uso emergencial da vacina contra o novo Coronavírus, seguindo as regras internacionais de comprovação de eficácia clínica e com poucos efeitos colaterais.
A vacina produzida pela Pfizer (empresa americana) em conjunto com a BioNTech (empresa alemã), deve começar a ser distribuída na próxima semana, mas os critérios de grupos de imunização ainda estão sendo definidos.
Nossa Saúde
Se você é nosso beneficiário e está com sintomas do novo Coronavírus, se isole e entre em contato com a nossa equipe através da função Cuidar +, no App Nossa Saúde. Se tiver alguma consulta eletiva marcada, lembre-se ainda de ligar para o telefone (41) 3240-4700 e verificar a opção da teleconsulta.