Você já ouviu falar no golpe do boleto falso? Essa é uma prática realizada por criminosos que fazem cópias de documentos de cobrança como se fossem verdadeiros para que o pagamento da vítima caia na conta bancária do golpista.
Estamos aqui para alertar sobre um assunto sério: a fraude do boleto falso, inclusive de planos de saúde! Esse crime é um dos mais comuns e difíceis de identificar na internet. A prática envolve a adulteração no número do código de barras, por isso, precisamos ficar atentos para evitá-lo. Confira essas informações importantes que separamos antes de pagar um boleto.
Como identificar boletos falsos?
Código de barras:
Boletos falsos podem estar com falhas no código de barras, exigindo a digitação manual. Os números que aparecem na parte superior e na inferior do documento devem ser exatamente iguais.
Dados do beneficiário:
Podem vir com erros de português. Verifique se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta, como: data de vencimento, nome do beneficiário e o CNPJ. Em caso de dúvida, se informe antes de pagar.
Valor do boleto:
O valor total do boleto sempre aparece em dois campos do documento: no final do código de barras e também no espaço chamado “valor do documento”. Confira também pequenas alterações no valor final a ser pago.
Forma de envio do boleto:
Se fez alguma compra online, emita o boleto diretamente no canal oficial e não clique em boletos enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, caso isso não tenha sido acordado. Desconfie também se recebeu o boleto por um canal de atendimento diferente que está acostumado.
O que fazer caso tenha caído em algum golpe?
- Faça cópias do boleto e do comprovante de pagamento e registre a ocorrência em uma delegacia;
- Com o boletim de ocorrência em mãos, entre em contato com a operadora de saúde ou hospital.
Caso enfrente algum problema, faça uma denúncia através dos canais:
*Delegacia de Crimes Digitais: (41) 3304-6800
*SAC da Nossa Saúde: sac@nossasaude.com.br